terça-feira, 12 de abril de 2011

Tudo Sobre a SHAMU!

Clique Aqui para ver o artigo com o vídeo completo e legendado em português do show Believe!

Cique Aqui para ler: One Ocean - Novo Show da Shamu Estréia dia 22 de Abril

Shamu é o nome artístico que o Sea World usa para qualquer Baleia Assassina adulta (macho ou fêmea) nos seus shows e o seu nome tem origem na primeira Orca que foi capturada, chamado Namu. Ele ganhou esse nome porque foi capturado perto de uma cidade de mesmo nome.

Quando o Sea World deu as boas vindas à sua primeira Baleia Assassina, a chamou de Shamu (SHE + NAMU) pois ela seria a companheira de Namu.

Namu foi capturado acidentalmente por redes de pesca perto de Namu, no Canadá. Ted Griffin, o dono do Aquário Público de Seattle, comprou Namu imediatamente por 8.000 dólares pagos em dinheiro. Namu foi a primeira Orca em cativeiro a se apresentar para o público mas infelizmente, morreu em 09 de julho de 1966 (11 meses após ter sido capturada) devido a uma infecção por água poluída.

Curiosidade: Apesar de Namu ser macho, seu nome é feminino. Namu é a Primeira das grandes Deusas, criadora dos Sumérios. Seu nome personifica o poder das águas do mar e das férteis águas subterrâneas.

Logo após, Ted Griffin capturou uma outra orca para que fosse companheira de Namu e lhe deu o nome de SHAMU. Como eles não se deram bem juntos, ela foi rapidamente alugada e eventualmente vendida para o Sea World de San Diego.

Como a 4ª Baleia Assassina já capturada (segunda fêmea), Shamu foi a terceira orca a se apresentar para o público e foi a primeira a sobreviver mais do que 13 meses em cativeiro e, depois da sua morte em 1971 (de uma infecção não específicada), o nome Shamu continuou sendo usado nos shows do Sea World como sinônimo das Balleias Assassinas em seus parques.


A    B E B Ê    S H A M U


Kalina (26 de Setembro de 1985 - 04 de Outubro de 2010) foi a primeira Orca a nascer em cativeiro e sobreviver mais do que alguns poucos dias. Sua mãe se chama Katina e é do Oceano Atlântico Norte (Mares da Islândia, País Nórdico), e seu pai Winston (Ramu III)  é do Oceano Pacífico. Desta forma, Kalina é também a primeira híbrida Atlântico/Pacífico, uma situação singular, impossível na natureza.

Kalina se apresentou pela primeira vez no Sea World, juntamente com a sua mãe, em 1987 nomeada "Baby Shamu". A partir de 1990, ela fez um tour por vários parques do Sea World, voltando para sua mãe, irmã e outras 6 orcas, na Flórida, em outubro de 1994.


Em 1993, no Sea World Texa, Kalina deu a luz a seu primeiro filho (ela tinha apenas 7 anos de idade, extremamente jovem para uma orca ser mãe) chamado Keet. 1 ano após voltar pra Orlando, ela teve o seu segundo filho, Keto. Em 22 de junho de 1999, deu a luz à Tuar e no dia 09 de fevereiro de 2004, nasceu seu quarto filho, uma fêmea chamada Skyla.

Kalina (cujo nome significa "Flores") além de ter sido a "BABY SHAMU" original, foi uma baleia extremamente gentil, que sempre aprendeu muito rápido e foi usada em muitos shows. Ela também era usada como "Primeira Baleia" para os novos treinadores. Ela nunca mostrou nenhum sinal de agressão contra os seus treinadores ou contra outras orcas. Kalina morreu aos 25 anos, no dia 04 de outubro de 2010 por complicações causadas por uma bactéria no sangue


T O D O S   O S   S H O W S   D A   S H A M U

                                 Doctor Dolittle
1971–1974               Shamu Goes Hollywood
1974–1975               Shamu for Mayor
1975–1977               Shamu the Yankee Doodle Whale
1977–1980               Shamu Goes to College
1980–1982               This is Shamu
1982–1984               Shamu, Take a Bow
1984–1986               Shamu Celebration
1987                         Shamu's Water Symphony
1988–1990               Shamu 25th Anniversary
1989–1991               Baby Shamu Celebration
1992–1995               Shamu New Visions (Played from 1998–2004 at SeaWorld San Antonio)
1995–1998               Shamu: World Focus
1998–2006               The Shamu Adventure
2005–2006               The Shamu Experience
2006–present            Believe
2011–future              One Ocean (April 22)

S H O W S   N O T U R N O S   ( P RI M A V E R A   E   V E R Ã O )

Shamu Rocks Texas           San Antonio, TX
Shamu Rocks America      Orlando, FL and San Diego, CA
Shamu Rocks                    Orlando, FL



 U M A   E S P I A D A   N A S   O R C A S


Uma Baleia Assassina adulta e em perfeita saúde, é o maior predador dos oceanos, tendo registros inclusive, dela atacar, matar e comer, em poucos minutos, um grande tubarão branco. Ela pode caçar qualquer coisa que viva nos oceanos e não tem predador natural. O nome Baleia Assassina é errado, já que a Orca é um golfinho e não uma baleia. Inicialmente, ela era chamada de Whale Killers (matadora de baleias) vindo a se modificar com o tempo para Killer Whale (Balleia Assassina).



No Sea World, cada Orca come diariamente de 64 quilos a 110 quilos dos mais variados tipos de peixes e vitaminas. Cada baleia é alimentada em horários e intervalos de tempo diferentes a cada dia. Dessa forma, garante-se um nível alto de estimulação mental e física, que é muito importante para elas.

Quanto ao treinamento, existe uma regra a ser seguida chamada de PLESR (lê-se PLEASURE - Prazer -): Play (Brincar), Learn (Aprender), Exercise (Exercícios), Socialization (Socializar) e Relationship (Relacionamento).

Brincar - Vale qualquer coisa; Aprender - Aonde novos truques são ensinados; Exercícios - Repetição dos truques já aprendidos; Social - Quando os animais interagem com vários treinadores ao mesmo tempo, simulando o grupo de várias baleias que ela teria no oceano; Relacionamento - Quando o animal e o seu respectivo treinador passam um tempo sozinhos, fortalecendo os seus laços.

Bruce Stephens, ex-diretor de comportamento animal do Sea World de San Diego, atualmente consultor de parques marinhos, afirma já ter se ferido dezenas de vezes com as Orcas mas que ele não hesita em saltar na água. "Qualquer pessoa que tenha treinado esses animais, já sofreu alguma coisa ao longo do tempo", disse ele. "Acontece com todo mundo. Você tem que entender o potencial do perigo. Eles são predadores incríveis e em algum momento, algo pode acontecer". Ele termina lembrando que o placar para as Orcas está muito bom, apesar de tudo, lembrando que outros animais causam muito mais acidentes: "Cerca de 40 pessoas por ano morrem em acidentes com elefantes" termina Stephens.


O U T R A S   B A L E I A S   F A M O S A S


K A T I N A

 Katina is the one in the Middle

Katina é uma fêmea que vive no Sea World Orlando. Ela foi capturada no Oceano Atlântico Norte quando tinha 2 anos de idade, em 26 de outubro de 1978. Ela é saudável e a fêmea de maior sucesso em dar a luz em cativeiro. com 5 metros e 2.5 toneladas, ela é pequena perto de outras fêmeas.

Depois de ser capturada, foi comprada pela Marineland (Ontario). Em 1979 foi levada para Sea World em San Diego. Em 1982, foi para Sea World Ohio juntamente com a baleia que foi capturada junto com ela em 1978, Kasatka. As duas se apresentaram juntas por 2 anos até Katina voltar para o Sea World de San Diego e ser transferida definitivamente para Orlando em 1984.

Foi nesse ano, em San Diego, antes de ir para Orlando, que ela ficou grávida de Winston do bebê Shamu.


Katina é uma excelente "artista" e é muito confiável, estando presente nos shows diariamente. Além de ser gentil e paciente, nunca se envolveu em nenhum incidente com os treinadores ou outras orcas, mesmo sendo ela a Matriarca e muito dominante. Raramente ela se mostrou teimosa e se recusou a executar algum truque mas quando isso acontece, geralmente as outras orcas seguem o seu exemplo e passam a não realizar os truques também. Ela vive atualmente com 2 dos seus 7 filhos e 1 de seus netos.



T I L I K U M 



Tilikum (a maior orca em cativeiro em todo o mundo e também o pai em cativeiro mais bem sucedido) mora no Sea World Orlando e há tempos é conhecido com a baleia que joga mais água na platéia, levando muitos a comprarem capas de chuva para poder sentar nas primeiras fileiras do estádio para ver o show.

Depois de 1 ano desde a sua última tragédia, Tilikum voltou a se apresentar no Sea World Orlando no dia 30 de Março de 2011.


Primeiro Incidente
21 de fevereiro de 1991: Tilikum esteve involvido num acidente que resultou na morte de uma treinadora. A treinadora escurregou e caiu no tanque com as baleias. Tilikum, Haida e Nootka IV pegaram ela com a boca e passaram a atirar ela de uma pra outra, como se estivessem brincando. A treinadora morreu afogada. Nenhuma das 3 Orcas tinham tido humanos na água com elas antes. Ambas as baleias estavam grávidas no momento do incidente, fato que era desconhecido pelos treinadores.

Segundo Incidente
Tilikum estava na cena do crime no dia 06 de julho de 1999. Daniel Dukes, de 27 anos, foi encontrado boiando nu na piscina do Tilikum. Daniel tinha visitado o Sea World no dia anterior e se escondeu dos seguranças para continuar no parque depois do seu fechamento. Os investigadores determinaram que (não se sabe porque) Daniel mordeu Tilikum e a causa da morte foi listada como Hipotermia.

Terceiro Incidente
24 de fevereiro de 2010: Tilikum matou Dawn Brancheau, uma treinadora de 40 anos de idade com quase 2 décadas de trabalho no Sea World. A treinadora foi afogada na frente de pelo menos 20 turistas no final de um "Jantar com a Shamu". Os funcionários usaram redes e jogaram comida para distrair a baleia.

Quando finalmente conseguiram tirar o corpo de Brancheu da água, perceberam que a baleia ainda estava com o seu braço.

Testemunhas confirmaram que viram Tilikum puxando a treinadora para a água pelo seu rabo de cavalo, provavelmente confundindo-a com um peixe ou um brinquedo. A treinadora teve a medua espinhal cortada, fraturas na mandíbula, costelas e numa vértebra cervical.

Apesar de ter voltado a se apresentar em 30 de março de 2011, os treinadores não podem mais entrar na água com ele. Há planos para instalar pisos falsos no fundo do aquário, que poderia levantar a baleia e os treinadores pra fora da piscina em menos de 1 minuto.

Clique Aqui para ver o incrível show da Shamu: Believe!




9 comentários:

  1. Muito lindo... Maravilhos os bebês Shamus !
    Estou treinando no computador , para ser Biolaga..é estou indo né... Tenho 13 anos !

    Bjus e continuem assim Biologos de todo os mundos!

    ResponderExcluir
  2. Algumas correções:

    Treinadores nunca foram permitidos na água com Tilikum, mesmo antes da morte de Dawn.

    O piso falso que se eleva já foi instalado e funciona perfeitamente (na teoria, e esperamos que nunca precise ser testado devido a um ataque!).

    A primeira orca capturada não foi Namu, mas sim Wanda, em 1961, que viveu apenas dois dias após a captura. Depois dela houve a captura de Moby Doll (1964), que viveu 3 meses, e aí sim, depois dessas duas, Namu foi capturado em 1965.

    Até 2010, Katina esteve envolvida em 5 incidentes envolvendo treinadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoiar a manutenção de animais em cativeiro para divertimento nunca NUNCA NUNCA será coisa de BIÓLOGO...SOU BIÓLOGA E CONSIDERO UMA VERGONHA ,AGRESSÃO TOTAL DE QUEM SE DIZ BIÓLOGO E APOIA UMA COISA DESSAS!!!!!!

      Excluir
    2. Concordo com vc Tereza Lima!!! Nunca será coisa de biólogo, nem de pessoas com o mínimo de respeito pela vida!!!

      Excluir
  3. Assistam ao documentário Blackfish e vejam a triste história de Tilikum e de tantas outras baleias que passaram pelo parque. A forma como são tratadas é no mínimo desumana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assisti Blackfish ontem e fiquei chocada, isso que segundo a diretora Gabriela Cowperthwaite, muita coisa foi deixada de fora do filme.

      Falando em Blackfish, eu fiz um post no meu novo blog falando sobre o documentário, caso tenham interesse em ler:
      http://morganamarques.blogspot.com.br/2014/03/blackfish-documentario.html

      E desculpa pela 'propaganda', só aproveitei o assunto...

      Excluir
  4. Blog extremamente tendencioso. Afirmando que é normal esses cativeiros. Como se as orcas estivessem super felizes em ali estar!

    Ficou claro que a treinadora não morreu pelo rabo-de-cavalo. Foi puxada pelo braço. Há testemunhas e vídeos que comprovam isso.

    É desumano o que esses parques fazem! Seres magníficos com toda a imensidão do mar vivem confinados na desgraçada de viver o resto de suas vidas numa piscina cheia de cloro. Ambiente estressante e desumano!

    Seres humanos terríveis. Pegam do habitat natural, separam da família e se divertem com um ser tão especial.

    Sou contra isso. É anti-ético, desumano, ilegal e imoral.

    Parem de defender essa prática.

    Se gostam, vão para o meio da savana africana e tentem viver no meio de leões. òbvio que não conseguirão. Não é nosso habitat.

    Imagina os nos escravizando e nos usando para divertimento? A vida toda?

    Sem família, sem vontade, sem alimentação e lugar adequado.. É o que ocorre com as orcas.

    Muito triste!

    Repensem seus gostos.


    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Como alguem pode gostar disso? São monstros e nem merecem estar vivos

    ResponderExcluir
  6. Triste, animais retirados dos seus habitats naturais, para servirem de diversão.

    “Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes”

    Triste!

    ResponderExcluir